Filipe Catto – O Nascimento de Vênus

Filipe Catto – O Nascimento de Vênus

11 NOV | SEXTA @ CCSP – JARDEL FILHO
19h00 (90′) – Documentário musical – 12 anos


#trans #documental #mixmusic

“O Nascimento de Vênus Tour” é o segundo disco ao vivo da cantora Filipe Catto, marcando sua transição de gênero como uma pessoa trans não binária e trazendo ao público também um filme/espetáculo/documentário que percorre os últimos quatro anos da artista em seu processo de descoberta artística e pessoal antes do estouro da pandemia. Derivada de seu disco “CATTO” (2017), a turnê percorreu o Brasil inteiro e diversos países, como Itália, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Argentina e Uruguai, e representou o desabrochar de um período de efervescência cultural e política no país, em que as “minorias” se levantaram contra opressões históricas e trouxeram à tona pautas que acirraram ainda mais o conflito entre a velha e a nova ordem social. “O Nascimento de Vênus Tour” é um tratado sobre resistência e transformação de uma cantora brasileira no olho do furacão da revolução em que vivemos.

No dia 13 de março de 2020, a artista e sua banda subiram ao palco sem saber que aquele seria o último show da turnê. No dia seguinte, São Paulo foi oficialmente fechada e toda a indústria cultural perdeu sua fonte de renda por tempo indeterminado. Por sorte, o áudio foi gravado para registro, e durante o isolamento a artista e o produtor musical DJ Jojo Lonestar se debruçaram sobre este material para transformá-lo em um disco ao vivo de despedida do projeto prematuramente encerrado. O trabalho revela Catto e sua banda em uma perfomance visceral e sem retoques, onde o suor e as lágrimas daquele momento se misturam também aos vazamentos de áudio e ao calor da plateia em uma sonoridade vintage que remete aos discos de rock ao vivo dos anos 1970. Comemorando também 10 anos de carreira, Catto atualiza seu repertório renascida do fogo do Rock’n’Roll em uma perfomance de pura entrega. Como não havia registro em vídeo desta apresentação para acompanhar o lançamento do disco, Catto convidou os diretores de vídeo e parceiros Daguito Rodrigues e Juliana Robin para construir com ela a narrativa visual que traduziria o áudio do fatídico show em um espetáculo visual de linguagem híbrida. “O Nascimento de Vênus Tour” – o filme – teve pré-estreia oficial no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e é um experimento estético e musical que une a videoarte, a moda, o videoclipe e o documentário em uma só experiência.

Em julho de 2021, ainda durante o isolamento social, a artista gravou uma perfomance de sereia em estúdio, reproduzindo as canções do disco e costurando as imagens deste ato com o material de arquivo da turnê através dos anos. A ideia foi revelar ao público a transformação de gênero de Catto com toda a intimidade. Com beleza e styling da multiartista Alma Negrot e a cauda confeccionada pela artista plástica Thiá Sguoti, o filme é uma carta de amor à comunidade LGBTQIA+, que encontrou nas amizades e na colaboratividade uma maneira de continuar a produzir mesmo com todas as restrições de logística e orçamento. Num momento em que o artista brasileiro se encontra tão vulnerável, Catto e sua trupe fazem do impossível um questionamento, ressignificando o conceito tradicional de disco ao vivo para que aquele seja o ponto de partida de diferentes inquietações e formatos para os novos tempos na já tão precarizada cultura nacional. Um projeto que nasceu sem incentivos, sem patrocinadores e foi levantado com o suor e a garra de artistas independentes e LGBTQIA+ do Brasil.

PROCURE

Mercado Livre

PROCURE POR EIXO

[td_block_social_counter facebook="festivalmixbrasil" instagram="festivalmixbrasil" twitter="fmixbrasil" block_template_id="td_block_template_1" style="style4 td-social-colored" manual_count_facebook="31271" youtube="fmixbrasil" manual_count_instagram="31025" counter_color="#ffffff" network_color="#ffffff" btn_color="#ffffff"]

VEJA TAMBÉM